A Rússia vem se aproximando do Sul Global com sucesso notável. Seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, tem feito diversas viagens pelos países que compõem o bloco. Em 2023, a Rússia realizou, em São Petersburgo, a segunda “Cúpula Rússia-África”, com participação de 49 países do continente, além da primeira “Conferência Parlamentar Rússia-América Latina”, que reuniu cerca de 200 representantes de países latino-americanos e caribenhos.
Em fevereiro de 2024, Moscou sediou o “Fórum de Apoiadores da luta contra as Práticas Modernas do Neocolonialismo pela Liberdade das Nações”, reunindo 60 países do Sul Global. Em maio, foi realizado em Kazan o “XV Fórum Econômico Internacional Rússia–Mundo Islâmico”, anunciado como uma plataforma para o desenvolvimento da cooperação com o mundo islâmico, com delegações de mais de 70 países.
A Rússia também é bastante ativa no lobby pela expansão dos BRICS, que atualmente preside, e vai sediar a 16ª Cúpula do bloco de 22 e 24 de outubro, na cidade de Kazan, a primeira com a participação dos novos membros que ingressaram este ano: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
Nota-se, portanto, que a Rússia está bastante distante do “isolamento internacional” apregoado por boa parte da mídia ocidental. Neste webinar, veremos um panorama das relações da Rússia com os principais países e regiões que compõem o bloco do chamado “Sul Global”, bem como uma atualização com base no encerramento da cúpula do BRICS em Kazan.
Trata-se de uma oportunidade única de atualizar-se com informações confiáveis e manter-se ao par da geopolítica russa, em particular no que tange ao Sul Global e ao BRICS, grupos dos quais o Brasil faz parte.
Com facilitação de Albert Caballé Marimón, do Blog Velho General, o webinar será apresentado por Marco Antonio de Freitas Coutinho, profundo conhecedor da geopolítica da Rússia, e por Robinson Farinazzo, editor do Canal Arte da Guerra.